Prazo de Validade

0

Fonte Imagem: Pixabay

O prazo de validade, do ponto de vista técnico, é o prazo em que cada empresa garante que seu produto é seguro para a saúde do consumidor, desde que seguidas as instruções do rótulo da embalagem. Ali estão garantidas a preservação do sabor, aroma, textura, umidade.

É no laboratório que se define até quando um produto se mantém em boas condições para o consumo. São pequenas amostras colocadas à prova em condições e velocidades diferentes que vão definir em que medida o produto se deteriora. É o chamado teste de vida de prateleira. A data de validade visa não somente o consumidor, mas também a quem o comercializa, aos fabricantes e aos distribuidores. Toda a logística depende disso.

O teste é acelerado por condições exageradas de temperatura, para que o processo de degradação seja mais rápido. A associação das alterações de cor, sabor e textura, com as análises químicas determina o período máximo para consumo, que é um pouco reduzido no rótulo, garantindo que a qualidade do produto não caia antes do prazo ideal estipulado.

Se o consumidor utilizar o produto depois de terminado o prazo de validade, ele será totalmente responsável por eventuais consequências.

Se alterações sensoriais (cheiro, cor, sabor) ou microbiológicas (fungos, bactérias) ocorrerem antes da data de vencimento, o que pode acontecer por fatores como falhas no processamento na fábrica, problemas no transporte ou na armazenagem, independente da causa, a empresa fabricante deve ser acionada.

A validade varia muito e pode ir de 5 anos (pneus) a 3 dias (frios).

No rótulo dos alimentos comercializados, embalados na ausência dos clientes, deve constar o prazo de validade, e a informação tem que ser clara, precisa e indelével. O dia e o mês devem constar em produtos com validade não superior a três meses; o mês e o ano para produtos com prazo superior a três meses; mas o ideal é que constem sempre dia, mês e ano.

Todas as precauções necessárias para manter o produto devem constar em uma legenda bem visível e, se o alimento tem suas características modificadas após a abertura da embalagem, esta informação também deve constar no rótulo.

“APÓS ABERTO, MANTER REFRIGERADO E CONSUMIR EM ATÉ 5 DIAS”.

A temperatura de conservação de alimentos congelados varia muito e isso deve ser também indicado, por exemplo:

“Validade a -18 °C (freezer): …”

“Validade a -4 °C (congelador): …”

“Validade a 4 °C (refrigerador): …”

Segundo Inar Alves de Castro, pesquisadora colaboradora do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center), o prazo de validade depende em grande parte da quantidade de água livre de que os alimentos dispõem. Esta água, que não está presa a outras moléculas, pode reagir com outros nutrientes e participar de reações químicas, deteriorando ou alterando o produto. Portanto, quanto menos água livre, maior o prazo de validade. O exemplo clássico disso é a carne de sol.

Por outro lado, o pão de forma tem boa parte de sua água livre para interagir, o que aumenta muito o risco do ponto de vista microbiológico, já que bactérias, fungos e outros micro-organismos  precisam de água para viver.

Alguns produtos não precisam especificar a data de validade, caso das frutas frescas e hortaliças, vinhos, bebidas alcoólicas com mais de 10% de álcool, vinagre ou açúcar e sal.

No caso de produtos com álcool, há inibição da ação microbiológica e, se houver problemas, eles derivam das condições de embalagem ou estocagem.

Alguns produtos prestes a vencer podem passar por reprocessamento: passam por um tratamento térmico, para garantia microbiológica, sem muitas alterações sensoriais, caso do chocolate, por exemplo.

Os produtos de origem animal, como leite e derivados, carnes e derivados, ovos e mel são da competência do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e as informações seguem de acordo com a instrução normativa nº 22/ 2005 – Regulamento Técnico para Rotulagem de Produto de Origem Animal Embalado.

Fontes:
-http://www.foodnewsoficial.com.br/noticias-e-eventos/validade-dos-alimentos/
-https://foodsafetybrazil.org/prazo-de-validade-em-alimentos-como-rotular/
-https://mundoestranho.abril.com.br/alimentacao/como-e-determinado-o-prazo-de-validade-de-um-produto/

Patrícia Rati

Compartilhar.