O destino de uma nação – Filme

0

Fonte Imagem: AdoroCinema

O destino de uma nação (2017) traz uma abordagem muito especial do controverso estadista Winston Churchill. O personagem, brilhantemente interpretado por Gary Oldman, é complexo e mostra suas fraquezas e dilemas, como qualquer pessoa tem.

O filme se passa em 1940 e acompanha os primeiros passos de Churchill como primeiro-ministro da Grã-Bretanha. E ele enfrenta uma situação muito crítica: deve decidir se aceita ou não os termos do acordo de paz com Hitler. Ele é pressionado a aceitar, porém prefere confrontar o ditador, pois acredita que ele não cumprirá o acordo. O filme culmina com a estratégia da retirada das tropas inglesas na batalha de Dunquerque.

Centrado em um aspecto da história do estadista, este recorte o mostra em seus momentos íntimos, quando aparece comendo e bebendo demais, sempre com seu charuto; e sendo grosseiro, deselegante, impaciente, estúpido.

Mas ele vai precisar conter seu jeito tempestuoso e duas mulheres, sua esposa e sua secretária, o ajudam nisso. Há momentos muito ternos.

Tanto a oposição quanto a aliança, bastante relutante diante da ruína em que se encontra o Império Britânico, mostram a tensão diante do pouco tempo que resta para uma decisão. E os diálogos sobre estratégia e política revelam um político apaixonado por seu país e determinado a não perdê-lo. A câmera acompanha a ação do personagem e dá movimento às cenas, definindo a narrativa.

Mais que explorar o momento político, o filme explora as sutilezas do caráter do personagem. E Gary Oldman convence, com seus trejeitos, bufadas, olhares, gritos e explosões emocionais!

A beleza da fotografia e iluminação combinam com a sobriedade do ambiente tradicional da Inglaterra daquela época.

É um retrato romanceado, porém revela o lado bastante humano de Churchill, com maestria.

Direção: Joe Wright
Produção: Tim Bevan
Roteiro: Anthony McCarten
Elenco:
Gary Oldman
Ben Mendelsohn
Kristin Scott Thomas
Lily James
Stephen Dillane
Ronald Pickup
Gênero: Drama, Guerra, Político
Música : Dario Marianelli
Cinematografia: Bruno Delbonnel
2017
Idioma: Inglês

Patrícia Rati

Compartilhar.