Lion- Uma jornada para casa

0

Trata da busca das próprias origens de um menino indiano de cinco anos, Saroo (Sunny Pawar),  que se perde do irmão mais velho Guddu (Abhishek Bharate) em uma estação de trem em Calcutá, onde foram em busca de trabalho. Há uma certa familiaridade com as muitas crianças de nossas ruas no Brasil, que vivem e trabalham de maneira informal, sem vínculos fortes com família e escola e que muitas vezes se perdem e se desencontram.

Saroo, preso no trem, em que acaba dormindo à espera do irmão, faz uma longa viagem até Bengala (território entre a Índia e Bangaladesh) e ali tenta sobreviver por instinto, sem nem mesmo falar a língua local. Levado a um abrigo, termina adotado por um casal australiano.

Saroo gera muita empatia. Torcemos por ele do começo ao fim, nas muitas cenas de memória do personagem já adulto, enquanto procura descobrir de onde veio. A Internet e toda a facilidade de se encontrar qualquer lugar no mundo, pelo Google Earth, o deixa transtornado, e ele abandona a família, a namorada e o trabalho em uma busca de si mesmo. Dev Patel, como o Saroo adulto, nos conquista com sua interpretação sensível.

Ao conseguir finalmente encontrar sua aldeia, resgatar sua história e fazer o espectador se emocionar bastante, ele pode continuar  sua trajetória de sucesso.

Baseada em uma história real, a forma da apresentação do irmão adotivo de Saroo, chama a atenção, mas, por não ser o foco da história, não acrescenta interesse e parece excessivo.

Nicole Kidman e David Wenham interpretam com sucesso o casal australiano Sue e John Brierley e o motivo da adoção traz um brilho especial à história.

Título: Lion- Uma jornada para casa
Título Original: Lion
Gênero: Drama
Duração: 118 min.
Elenco: Dev Patel, Sunny Pawar, Abhishek Bharate, Nicole Kidman, David Wenham, Priyanka Bose, Rooney Mara
Trilha Sonora: Dustin O’Halloran, Volker Bertelmann
Roteiro: Luke Davies
Direção: Garth Davis
Austrália, 2016

Patrícia Rati

Compartilhar.